Quem somos

SOMOS QUALYTEAM




Atuamos no planejamento e desenvolvimento de softwares para gestão da qualidade desde 2008 e temos como principal desafio facilitar a gestão das empresas.

Com mais de 10.000 usuários, ganhamos espaço a cada dia e nos consolidamos como referência em soluções simples para a gestão da qualidade.


NOSSA FILOSOFIA

Visão

Ser referência em soluções que simplifiquem a gestão da qualidade.

Mission

Facilitar a gestão da qualidade.

Valores

Excelência, Simplicidade e Melhoria Contínua.

QUEM FAZ

Diretor Técnico

Antônio Carlos Silva

Diretor Executivo

Ivan Gonçalves

Diretor Financeiro

Nildo José da Silva

Gerente de Contas

Yasser Formoso

Analista de Treinamento

Giovana Rossa

Gerente de Contas

Lais Andrade

Gerente de Contas

Mariela Mielke

Gerente de Contas

Giuliana Peretti

Coordenadora de Suporte

Camila Mariani

Analista de Suporte

Sergio Rocha

Analista de Suporte

Mateus Silva

Analista de Suporte

Willian Kirsch

Analista de Suporte

Amilton Baracy Jr.

Analista de Suporte

Gabriel Lima

Coordenador de Comunicação

Felipe Setlik

Designer

Vinicius Fontes

Designer Trainee

Orlando Silva Jr.

Coordenador de Projetos

Leandro Vieira

Analista Desenvolvedor

Eduardo Sommer

Analista Desenvolvedor

Jonathan Cardoso

Analista Desenvolvedora

Fernanda Bailer

Analista Desenvolvedor

Rafael de Souza

Analista Desenvolvedor

Pedro de Oliveira

ISO 9001




ISO

Organização Internacional de Padronização, entidade fundada em 1947 na Suíça, que congrega entidades de mais de 170 países, cuja principal atividade é a padronização e normatização de métodos de trabalho nas mais diversas áreas da sociedade. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

NORMA ISO 9001

Conjunto de “regras” (requisitos) que uma empresa deve seguir, para demonstrar que tem capacidade de atender as necessidades e requisitos de seus clientes (partes interessadas)!
Este documento fornece as diretrizes para o desenvolvimento de um modelo de gestão, capaz de prover ao cliente a confiança de que a organização pode fornecer, de forma consistente, bens e serviços.



Mais sobre a ISO 9001

Certificado ISO 9001
Documento que atesta a capacidade da empresa em atender as necessidades e requisitos de seus clientes (partes interessadas) ou, em outras palavras, que a empresa pode fornecer bens e serviços de acordo com a expectativa de seus clientes.
Certificação ISO 9001
Termo usado para evidenciar que uma empresa implementou de maneira consistente os requisitos da norma ISO 9001 e obteve, como resultado da auditoria de certificação, a aprovação de seu sistema de gestão da qualidade.
Em outras palavras, a certificação ISO 9001 é o reconhecimento formal e internacional de que a empresa ou organização possui um sistema de gestão de acordo com um padrão reconhecido.
Nota: A certificação ISO 9001 não está relacionada a produto ou empresa. A certificação ISO 9001 está relacionada ao sistema de gestão da qualidade da empresa.
Sistema de gestão da qualidade
Metodologia ou sistemática de trabalho que tem como objetivo a melhoria contínua dos processos da empresa e a consequente satisfação dos clientes. O sistema de gestão da qualidade está baseado no ciclo de melhoria contínua ou PDCA.
PDCA
Criado na década de 20 pelo físico norte-americano Shewhart, o PDCA ganhou destaque na década de 50 através do trabalho de W. Edwards Deming, estatístico estadunidense.
O PDCA serve como base para qualquer organização que deseja gerenciar suas operações através da gestão da qualidade.
Composto por quatro etapas, o ciclo de melhoria contínua é explicado a seguir:
(P) Planejar: empresas que trabalham de maneira organizada desde o início, investem seu tempo no planejamento das atividades que irão desenvolver ao longo do período. O planejamento das atividades futuras depende de informações obtidas de diferentes fontes. Essas informações servem de subsídio para a tomada de ações, próxima etapa do ciclo do PDCA. Entradas para a etapa de planejamento: missão, visão, valores, SWOT analysis, objetivos, resultados, etc. Saídas da etapa de planejamento: planos de ação.
(D) Executar: essa etapa consiste na implementação dos planos de ação estabelecidos durante a etapa anterior (planejamento).
Entradas para a etapa de execução: planos de ação.
Saídas da etapa de execução: ações executadas conforme planos de ação.
(C) Checar: essa etapa consiste na verificação dos resultados obtidos após a implementação das ações.
Entradas para a etapa de checagem: resultados das ações executadas conforme planos de ação, indicadores de monitoramento.
Saídas da etapa de checagem: padronização das atividades, ações corretivas e/ou preventivas conforme os resultados obtidos.
(A) Agir: essa etapa consiste na implementação de ações a partir dos resultados obtidos.
Entradas para a etapa de ação: resultados das ações executadas conforme planos de ação.
Saídas da etapa de ação: padronização de atividades, ações corretivas e ações preventivas.
Conforme descrito anteriormente, o PDCA é fundamental para qualquer organização que deseja gerenciar suas operações com base na qualidade.
Qualidade
O conceito de qualidade é subjetivo. Embora cada pessoa tenha a sua percepção de valor, fica mais fácil falar de qualidade quando associamos o conceito à um produto ou serviço. Fica fácil falar de qualidade quando usamos algo “tangível” como objeto de análise.
Conceitua-se qualidade como a característica relacionada a um produto ou serviço que exerce influência (positiva ou negativa) sobre o indivíduo ou parte interessada.
Evolução da qualidade
A qualidade evoluiu através do tempo tanto quanto sua abrangência. Hoje é muito comum ouvirmos os termos “controle de qualidade”, “garantia da qualidade” e “gestão da qualidade”.
Controle de qualidade: sistemática de avaliação que tem como foco o produto ou serviço.
Garantia da qualidade: sistemática de avaliação que tem como foco o processo que produz o bem ou serviço.
Gestão da qualidade: sistemática de avaliação que tem como foco o conjunto de processos da empresa, que geram os bens e/ou serviços de uma organização.
Etapas para certificação na norma ISO 9001
O processo de certificação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa está baseado em três etapas:

A). Implantação do SGQ
A empresa estrutura seus processos internos (mapeia processos, padroniza atividades e define indicadores de resultados) e implementa o gerenciamento dos resultados, também conhecido por gerenciamento da rotina (monitora e gerencia os resultados dos indicadores e implementa ações para promover a melhoria continua de todos os processos).

B). Auditoria de Certificação
A empresa contrata um organismo de certificação que, através de uma auditoria, avalia o grau de aderência do sistema de gestão da empresa aos requisitos da norma ISO 9001. Em caso de consistência (elevado grau de aderência/atendimento aos requisitos da norma ISO 9001), a empresa tem seu sistema de gestão recomendado (certificado) pela equipe auditora.

C). Emissão do Certificado
A emissão do certificado ISO 9001 é feita pelo organismo de certificação contratado pela empresa.
Organismo de certificação de sistema de gestão da qualidade
São organismos que realizam as auditorias e concedem a certificação de com base na norma ISO 9001.
O que leva uma empresa a implantar a ISO 9001?
Normalmente três razões levam uma empresa a implantar o sistema de gestão da qualidade:
Percepção de valor: conscientização da direção da organização nos benefícios alcançados com o sistema de gestão da qualidade;
Necessidade mercadológica : baseada na estratégia de posicionamento da empresa em relação à concorrência e/ou necessidade de fornecer produtos e ou serviços para outros países, órgãos e/ou empresas governamentais que exigem um maior grau de qualificação, garantia e segurança.
Modismo : neste caso não se chega a alcançar o objetivo maior que é o desenvolvimento de uma cultura baseada na qualidade. Normalmente, nesse caso, o processo é abandonado no meio do caminho.
Dificuldades durante a implantação
Em um processo de mudança sempre surgem dificuldades. Na implantação de um sistema de gestão da qualidade não é diferente e as três principais dificuldades são apresentadas no quadro a seguir, juntamente com algumas causas:
Dificuldade Principais causas
Falta de comprometimento da alta direção da empresa
  • Falta de entendimento da alta direção
  • Falha na condução do processo por parte do consultor
  • Expectativa de resultados a curto prazo
Falta de comprometimento dos colaboradores da empresa
  • Falta de acompanhamento e cobrança da alta direção
  • Falha na condução do processo por parte do consultor
  • Excesso de outras atividades prioritárias
  • Falta de entendimento das lideranças
  • Insegurança com relação aos próprios resultados
  • Medo de mudanças
Falta de recurso financeiro
  • Má gestão
  • Retração da economia
  • Investimento em projetos mais importantes
Benefícios da ISO 9001
  • Organização dos processos
  • Otimização dos recursos existentes
  • Integração entre os departamentos da empresa
  • Melhoria nos processos internos de avaliação e controle
  • Identificação de desvios
  • Maior credibilidade da empresa em relação ao mercado
  • Identificação de riscos e oportunidades
  • Maior conformidade e atendimento às exigências dos clientes
  • Redução do índice de desperdício
  • Melhoria do clima interno da empresa
  • Redução do índice de reclamação de cliente
  • Aumento da competitividade
ISO 9001 no mundo e no Brasil
Atualmente mais de um milhão de empresas são certificadas por ano em ISO 9001. China, Itália e Alemanha lideram o ranking dos países com maior número de certificados emitidos.
No Brasil, até dezembro de 2013 o número de empresas certificadas com sistema de gestão ISO 9001 girava em torno de 22500.

SEJA UM PARCEIRO

Focada na qualidade como premissa para uma boa gestão, a Qualyteam está em busca de novas parcerias.

Por atender empresas de qualquer tamanho e segmento, o sistema Qualyteam é uma ferramenta indispensável para complementar o trabalho de consultores, auditores e gestores envolvidos na qualidade, favorecendo a visão estratégica dos negócios.


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